quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

1ª quimioterapia

Cheguei no Centro Oncológico do Cetrhon sorrindo. Foi um esforço danado, mas deu certo. Lembrei do pânico do dia da consulta – umas duas semanas antes -  enquanto eu aguardava na recepção. Quase sai correndo naquele dia, pois vi e ouvi pessoas entrando e saindo e cada uma  era uma situação diferente. Vi uma senhora que resistiu cortar o cabelo e aquilo marcou muito, era estranho porque parte tinha cabelo, parte não. Depois, enquanto um senhor que tinha acabado uma sessão de quimio, amarelinho, foi ao banheiro, a família mudou o tom da conversa e começou a falar coisas que me impressionaram. Pensei: - será que é sempre assim?
Nisso, quase comecei a chorar ali, sentada. Não conseguia olhar para o João Guilherme e para minha sogra que me acompanhavam. Então peguei o celular e disfarcei. Logo, entrei  na sala do dr. Rogerio Aguiar e saí de lá, firme e confiante. Logo a quimioterapia começaria e tudo passaria.
Mas então....entrei na clínica, no meu primeiro dia de quimio, sorrindo. João Guilherme me acompanhou  depois minha amiga e mama Dete ficou lá comigo. Foi divertido. A equipe do centro é muito bacana e isso ajuda demais. De imediato começaram as aplicações de medicação pelo cateter. Tomei remédio para alergia, para dor no estômago, para dor e náuseas e soro. Depois disso, começou a droga quimioterápica – taxotere e genuxal (ciclofosfamida). Farei ao todo quatro sessões de terapica oncológica (quimioterapia) a cada 21 dias, com acompanhamento de exames periódicos. Tudo devidamente explicado pelo enfermeiro José, maravilhoso e competente. 
E aquilo (medicação quimio) pingava, e eu olhava. Falei naquele momento com meus anjos e santos e todos os protetores possíveis. Deu tudo certo. Bateu um sono, durante o processo todo. Única reação que tive foi de olhos pesados e enformigou o nariz..de leve. Nada expressivo.
Saí de lá feliz, pensei: - isso não é o bicho. Cheguei em casa, todos ansiosos. Felizes que eu estava bem. Tomei uma sopa especial da sogra e minha mãe tinha organizado tudo pra mim.
Sei que as reações costumam acontecer nos próximos dois dias. É aguardar pra ver no que dá.

19 comentários:

  1. Amiga, agora só faltam 3! "Tamo junto" pro que der e vier! Beijão e força! Mi

    ResponderExcluir
  2. Meu Vê, com certeza este teu auto astral todo ta fazendo TODA a diferença....vais sair dessa bem mais forte que entraste!!!

    Amooo :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada mãe véia. Tô aprendendo e espero daqui a pouco compreender qualé disso tudo. Mas sem pressa. bjoca

      Excluir
  3. Respostas
    1. Obrigada dr. Sabe quanto tu tem parcela positiva nesta história. Serei eternamente grata pela atenção.

      Excluir
  4. linda, forte, mulher batalhadora! logo você vai vencer isso (aliás, já está vencendo!)

    ResponderExcluir
  5. amiga querida... mulher guerreira que nos surpreende a cada dia com sua força. Um beijo gigante da sua amiga que te adora e te admira muitooo.. que Deus te proteja e te ilumine sempre...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi xuxu.. As vezes surge uma força que nem sei da onde vem. Muito da fé, aprendi isso. bjoca amiga. saudade.

      Excluir
  6. Sabe o que mais me impressiona Veruska? É a sua capacidade de irradiar tanta energia boa, positiva. É você fazer de todo esse processo uma oportunidade de aprendizagem para nós todos que te acompanhamos de perto ou de longe, física ou espiritualmente. A cada dia acredito mais que nada nessa vida é por acaso. Você é muito especial em tudo que faz, vive, sente. Te admiro muito Veruska e quero ter você sempre como colega professora, sindicalista, jornalista, mulher doce e de muita fibra. Walk On amiga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ilka Maria...oportunidade é uma palavra que acredito vai me acompanhar daqui pra frente. Disse um compadre meu muito querido que esta é a oportunidade pra eu descobrir muita coisa. E agora você reforça. Vamos lá. Estaremos juntas sempre. Obrigada pelo carinho.

      Excluir
  7. Veruska, soube do teu blog pela Francelise, uma grande amiga que temos em comum, fiquei em dúvida se te escrevia, nao nos conhecemos e cada um vive essa fase de maneira diferente. Tuas palavras foram como um filme passando na minha cabeca, exatamente as mesmas sensacoes que tive há quase dois anos atrás, a inseguranca na primeira consulta, a vontade de fugir do cetron, aquela sensacao de nao devia estar aqui, a confianca passada pelos profissionais que nos atendem, a admiracao pelo pessoal que trabalha com tanta sensibilidade no momento tao difícil... enfim, uma fase inesquecível com certeza, mas que tb nos traz aprendizado e coisas boas, pode acreditar. Se um dia precisar de uma ajuda de quem já enfrentou tudo isso, pode contar comigo. Bjos e tudo de bom pra ti. Eli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elisane. Que bacana conhecer esta história e a superação. Estou vivendo tudo com muito cuidado pra não esquecer de nada e quem sabe, no futuro, compreender qual o caminho e missão.Agradeço as palavras e quem sabe os encontramos em breve junto com a Francelise, que é um amor de amiga né?. beijão

      Excluir
  8. Os brodinhos estão sempre do seu lado!!
    Tamo junto! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu médico querido. Tenho vcs sempre aqui comigo. Isso não tem preço. Obrigada xuxu.

      Excluir