terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

O que senti

     Seis dias após a quimioterapia. Hoje despertei, apesar da forte dor de cabeça. Digo despertar no sentido de querer sair do repouso, de casa.
     Após a primeira sessão, agora sim, senti na pele o que é a quimio. Das reações que tive senti enjôo (muito enjôo, sem vômitos), dificuldade para comer em função do mal estar no estômago, dor de barriga e, às vezes, prisão de ventre, dorzinhas chatinhas pelo corpo como se fossem fisgadas em locais específicos, fraqueza, moleza, sensação de cansaço. Tudo isso, tolerável, mas chato.   
     Você levanta, deita, levanta, deita, come, assiste TV. As costas doem se fica muito tempo deitada -  durmo somente em uma posição porque sinto descoforto com o catéter. Os olhos facilmente se cansam. Conversa um pouco mas logo se cansa. Tento me divertir um pouco na internet mas logo canso porque os olhos não querem mais. Imagine um gripão e os seus sintomas.
     Devorei um livrinho que ganhei no dia da primeira quimio e nele tem dicas valiosas sobre alimentação. Como de duas em duas horas, ou de três em três, pequenas porções de alimentos. Comer certo e beber líquido é muito importante para que o tratamento funcione. Nas madrugadas, acordo com sede e enjoada, então sei que é hora de água, água de côco, fruta, gelatina e por aí vai. Às vezes me pego deitada nos pés da cama, com meia luz, tomando ou comendo algo. Parece que estou sonhando.
    A partir do quarto dia, aliviaram os enjôos e as dores pelo corpo. O incoveniente agora é o mal estar da boca, se não me engano a mucosite. A lingua ficar irritada e é mais dificil para comer. A vontade é de escovar os dentes toda hora, mas isso fica delicado porque a boca está sensível. Tive forte dor de cabeça no sexto dia pela manhã, mas depois de orientada, tomei remédio e passou.
    Encerro o sexto dia bem. Hoje dei uma fugidinha e fui ver algumas coisas no centro da cidade. Uma horinha e me cansei. Amanhã, retomo algumas atividades, aos poucos.

  

2 comentários:

  1. Oi, não sei se vc lembra de mim, a gente se viu uma vez só eu acho(sou a namorada do Pastel). Mas pesquisando pela net achei teu blog.
    Na metade do ano de 2011 meu pai também foi diagnosticado com câncer. Um tumor de 23 cm, que estava entre os orgãos (mas em nenhum deles em especifico).
    Foi um baita susto. Acho que só quem passa por isso em casa pode saber. Por mais que a gente tenha muita fé no tratamento, tem horas que parece que o fim do mundo chegou.
    Meu pai ficou 62 dias internado quase que corridos, e teve todo tipo de complicação possível. Os ciclos de quimio foram bem difíceis, até por causa da idade. Por sorte o Dr. Rogério e a Dra. Juliana estavam sempre dispostos a ajudar e explicar o que estava acontecendo.
    Semana passada ele voltou a trabalhar, uma coisa que nem quando a gente tentava ser muito otimista, pensava que fosse possível.

    O mais importante, acima de ter uma equipe competente, de ter pessoas ao teu lado, de ter fé em deus, é acreditar em você mesma, na tua vida, e em ficar bem logo.

    Pq vai passar. Por mais difícil que seja, passa.

    Não dá pra escrever isso sem ter um chororô total aqui haha.

    Enfim, te desejo saúde e força.
    Tudo vai ficar bem!

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que lembro. É sempre um susto. Ainda bem que tudo está bem com seu pai agora. Deve ser grande alívio para toda a família acredito. Eu me programei,mentalizo, que tudo isso logo irá passar, caso contrário, é difícil seguir. Tenho fé. Obrigada pelo carinho e desejos de tudo de bom pra vcs. Apareça, serás sempre bem-vinda. bjao e qualquer coisa estou aqui.

      Excluir